Barreiras Biológicas

Barreiras

Biológicas




De início devo dizer aos mais incultos (ser inculto não é mau, simplesmente significa que têm mais a aprender, eu próprio sou um inculto em várias matérias) esta "barreira" não é propriamente uma parede ou um obstáculo, mas sim uma barreira psicológica criada por nós, o ser humano, e vão já de seguida perceber a que me refiro.
Todos nós, mesmo que sejamos mais caseiros ou menos, temos sempre a necessidade de sair á rua para seja o que for, e aí activamos a nossa barreira biológica, esta consiste numa "distância de segurança" das outras pessoas, e esta barreira vai reagindo de formas diferentes a vários tipos de pessoas, mas acaba por ser tudo psicológico. Porquê?
Segue-se um exemplo.
Um rapaz vai no passeio, esse mesmo rapaz tem um brinco na orelha e o cabelo todo espetado. Em sentido contrário vem uma senhora idosa com uma mentalidade que podemos chamar de "retrógrada" ou seja, que está ainda adaptada á geração anterior. Essa mesma senhora vai fazer de tudo para poder passar o mais distante possível do rapaz no passeio.

Agora vamos rodar esta moeda exemplar :
Um rapaz vai no passeio, esse mesmo rapaz tem um brinco na orelha e o cabelo todo espetado. Em sentido contrário vem uma jovem da sua idade com uma mentalidade perfeitamente normal, e vai fazer de tudo para captar a sua atenção (isto é relativo, depende de diversos factos, mas vamos supor que sim), ou seja vai fazer de tudo para passar o mais próximo dele possível, porque como se enquadrou com o rapaz a sua barreira biológica diminuiu.
Agora vamos aumentar esta mesma barreira, vamos dar exemplos radicais :

(Isto é triste mas é verdade) Um mendigo completamente deformado, sujo e provavelmente cheio de doenças anda a pedir na rua, em sentido contrário vêm duas jovens nas suas idades de 23 e 26 anos. Ambas atravessam o passeio, ou arranjam mesmo outra rua por onde passar assim que perceberem que por "aquele" caminho vão dar ao tal mendigo, nesse caso o escudo biológico EM RELAÇÃO APENAS AQUELA PESSOA vai aumentar em metros e metros ficando uma enorme esfera.


Algo como a figura indica, mas invisível, maior e com um aspecto e efeito menos destrutivo. Dependendo do acto, porque em certos casos o limite da barreira biológica quando violado, a mesma pessoa que passou do limite pode ser automaticamente bombardeada de insultos, ou mesmo de agressões físicas.
Não seria capaz de falar com uma funcionária de uma loja de roupa a 2Cm de distância apenas para perguntar por umas calças, por isso a minha barreira biológica obriga-me a estar a cerca de 1 metro da pessoa. Claro que existem outros factores que levam ao aumento da barreira. Vou tentar escrever aqui todos os factores que levam a tal.

1

O odor de uma pessoa

2
O aspecto de uma pessoa (pode ser bonita para uns e feia para outros)

3
A companhia da pessoa (mesmo que seja bonita e cheire bem, pode ter pessoas repugnantes por perto e acaba por ser incluída numa barreira maior)

4
As atitudes da pessoa (se nos agradam ou não, se são agressivos, meigos, calmos, relaxados, etc)

5

A reputação da pessoa. A pessoa até pode ser bonita, pode estar bem acompanhada e cheirar bem, e até ter atitudes meigas, mas quando tem uma certa "fama" que refiro como reputação é automaticamente posta de parte, ou porque pertence a uma família rica e "beta" ou porque pertence a uma família mais humilde, ou mesmo reputações feitas em boatos que podem até ser puras invenções venenosas.

6
Influências. Poderemos ser influenciados por quem nos acompanha a aumentar a barreira quanto a uma certa pessoa, se eu estiver a passear com uma amiga, e ela disser "Cuidado com aquela rapariga que ela só faz mal aos rapazes" eu vou automaticamente aumentar a minha barreira para não ser mais um alvo desses acontecimentos, mesmo não tendo provas da veracidade dos mesmos.

7
Humilhações. Bem, neste tópico existem 2 casos diferentes, existe quem aumente e quem diminua a barreira. Imaginemos que uma pessoa cai no chão, poderemos pensar "Eu até ia falar com essa pessoa, mas agora que ela se humilhou só ia ficar mal ir falar com ela", e o outro caso é a pessoa ir ajudar essa mesma pessoa a levantar-se, e nesse caso a barreira biológica diminuiria para zero sendo um momento de urgência e preocupação com um terceiro desconhecido. (Esta é uma das forças humanas sem explicação, ajudar estranhos)


Basicamente estes são os tópicos principais, e não vou falar de mais porque, por exemplo o tópico 7 (Humilhações) pode-se incluir no tópico 4 (Atitudes), portanto se continuar só vou criar subtemas dos temas que já dei, simplesmente tentem atribuir estes mesmos temas a situações do vosso critério. Caso falte algum tema-geral agradecia que me notificassem, o que duvido que aconteça visto que muito se engloba nestes 7. Agora existe um outro lado da mesma moeda (este texto foi destinado a ser comparado com moedas), portanto utilizaremos outra expressão, estes tópicos são um pau de dois bicos . . . ou como hei-de dizer, dão para os dois lado, basta inverter os mesmos tópicos e aplicar á forma positiva (beneficio e redução da barreira), ou seja, quando falo de aspecto pode ser "bonita" ou "feia", a "feia" vai aumentar a barreira, e a "bonita" vai diminuir.

Mas para concluir o meu texto falta o factor "mentalidade".




Porque andamos tão ocupados com os nossos problemas que quando chegamos a uma certa idade que nem reparamos em quem nos rodeia, e a nossa barreira simplesmente fica num tamanho-padrão e nunca diminui ou aumenta, a menos que estejamos de facto a observar alguém ou a pensar neste mesmo texto.

0 Dreams:

Enviar um comentário